Colaboradores:

CARMENSE ATLÉTICO CLUBE COMEMOROU SEU CENTENÁRIO


Time Titular do Carmense Atlético Clube

No ano de 1915 nasce o Carmense Atlético Clube, Ary Lopes, grande entusiasta do esporte, idealizou a construção de um campo de futebol na cidade. Providenciou juntamente com outros desportistas o desaterro de um terreno localizado à Praça Pereira Lima. A tarefa foi árdua eram utilizados couros de boi abertos para a locomoção do desaterro tirados dos barrancos e levados para partes desniveladas, fazendo as vezes de carroças.

Surge assim o primeiro campo na cidade, em seguida organizou juntamente com Alfredo de Onofre, Ary Martins, Fábio Santos, Licínio Sertã Filho, Mário Mesquita e muitos outros, um time para prática do futebol, iniciou-se daí a vida do Carmense apareceram na cidade os primeiros jogadores, os primeiros jogos e os habitantes da pitoresca Carmo começaram a olhar com interesse e simpatia para o novo divertimento.

Apesar do sucesso, houve épocas em que o Carmense deixava de aparecer, até que um grupo de homens valorosos: Antônio Francisco de Araújo Macuco, Alfredo Baranda, Ary Martins, Antônio Gismonti, Boanerges R.França, Carlos Calil, Carlos Soares de Menezes, Dr Guilherme Phal e outros reuniram-se e com uma boa organização fizeram ressurgir o querido clube da cidade. Os jogadores melhoraram o padrão de jogo, surgiram os primeiros sócios e torcedores fervorosos do pavilhão Alvi-Negro, tendo como mascote o Gato-Preto.

Vários dos seus jogadores conquistaram a admiração da torcida sendo convidados, muitas vezes para reforçar times de municípios vizinhos, o que ainda acontece atualmente. É um clube cujos jogadores tudo fazem pelas cores Preta e Branca pois são em sua maioria carmenses verdadeiros, carinhosamente chamados Prata da Casa.

Em seus 100 anos de existência o Carmense, clube mais popular da cidade, respeitado e admirado em toda região vizinha, vem acumulando troféus de grande valor histórico nas competições em Carmo como também em outros municípios.

No último dia 18 a cidade de Carmo amanheceu em festa e quem fez as honras foi a Família do Sr Ruy Gomes (sua vida ele dedicou ao Carmense) sua esposa Alzirinha, filhos, netos e genros abrindo os portões para receber a torcida do Carmense com um delicioso Café da Manhã com salva de foguetes.

Hoje ao comemorar seu Centenário desenvolve com pioneirismo, um trabalho esportivo, social e educativo, denominado Carmense Criança em Ação, uma luta de Regiane Braga que é voltado para crianças e adolescentes, que através de competições dentro e fora do município vem enriquecendo o grande acervo de troféus do clube.

Hoje carmense conta com aproximadamente120 troféus, fazendo surgir na atual diretoria o sonho de reunir todos num espaço digno onde todos os Carmenses possam admira-los a Sala de Troféus Ruy Gomes ficou a sete chaves a até inauguração e estas chaves ficaram com Regiane Braga que é uma guerreira hoje dedica junto com sua família ao Carmense.

Este sonho, sonhado e realizado, pelo grupo da atual Diretoria, sócios, jogadores, colaboradores voluntários e amigos a partir deste dia 18 de junho de 2015 dia do Centenário do Carmense o Clube recebeu uma linda Sala de Troféus e uma placa com todos os Diretores que já passaram pelo Carmense.

Após a inauguração da Sala de Troféus foi realizado uma grande homenagem ao Centenário com Direção José Paulo da Silva (Paulinho) onde todos se emocionaram muito.

O Presidente da Liga de Cataguases Paulo Santana fez questão de estar neste momento histórico trazendo uma placa de Honra ao Mérito q foi entregue ao Presidente do Gato Preto Gilmar Lopes.

Em seguida entrou o time principal do Carmense e quem teve a honra de jogar neste Centenário foi a equipe do Independente time da vizinha cidade de Além Paraiba MG o placar ficou 3 x 2 para o Carmense.

No dia 20 foi dia de assistirmos o veterano do Carmense sob o comando Aleir Moraes, Iso Caetano, Pezinho, Zica e outros foi uma oportunidade única para esta nova geração assistir os maestros que tantas alegrias deram para torcida Alvi-Negra o time visitante foi o Duas Barrras.

Família do Saudoso Ruy Gomes tirando a faixa

Diretoria do Carmense FLÁVIO DALCIN, REJANE BRAGA, FABIANO, ALEIR MORAES, GILMAR LOPES, CLAUDIO, LAURECI.