top of page

Alunos de três escolas recebem certificados de curso contra as drogas em Cantagalo

Solenidade de formatura envolveu 95 estudantes. Programa, que é desenvolvido pela Polícia Militar, está completando 20 anos

O cabo PM Luiz Eduardo Ferreira Gualberto contou um pouco da sua própria vida durante a cerimônia.

Cantagalo – O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ), que está completando 20 anos, realizou na noite desta terça-feira, 14 de julho, a formatura de 95 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de três escolas da rede municipal de ensino de Cantagalo: Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo), Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia, terceiro distrito) e Dacyr José Ribeiro (São José).

Realizada no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira, no Centro da cidade, a cerimônia foi recheada de emoção e de mensagens importantes para os alunos, os professores e, principalmente, as famílias, que foram convidadas, em vários momentos, a serem partícipes da escola.

O programa, implantado em 1992, pela PM-RJ, prepara os estudantes para rejeitar os caminhos que levam às drogas, numa espécie de curso ministrado a cada semestre.

O programa é uma moderna ferramenta do trabalho policial militar voltada para a redução do consumo de drogas entre jovens escolares. Seu surgimento foi uma consequência do interesse da PM-RJ em desenvolver um projeto de prevenção voltado para o maior esclarecimento da população, em especial, a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas.

O Proerd tem o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção.

Durante o evento, destaque para a interação dos policiais, os cabos PM Luiz Eduardo Ferreira Gualberto e Cleber Cezário Pinheiro, responsáveis por ministrar o curso para os alunos de Cantagalo, que também participaram de um concurso de redação sobre o tema nas escolas.

As redações, que mostram que as crianças apreenderam o conteúdo do Proerd, tiveram os primeiros lugares de cada escola premiados com troféus e brindes. Essas primeiras colocadas também foram lidas pelos próprios autores durante a cerimônia.

Em meio à solenidade, o cabo Luiz Eduardo Ferreira Gualberto usou boa parte do seu discurso para conversar com os pais a respeito do papel deles na família, na educação dos filhos e na responsabilidade dos caminhos que eles devem trilhar.

Ele também contou a sua própria história de superação, e foi muito aplaudido. Já o cabo Cleber Cezário Pinheiro foi o responsável por comandar o juramento dos alunos antes da entrega dos certificados. Os estudantes também entoaram a ‘Canção do Proerd’, bem ensaiada pelos estudantes.

O prefeito Saulo Gouvea (PT) parabenizou os policiais e também destacou a importância da participação da família. Ele também incentivou as crianças a nunca deixarem de lado os estudos. “Vocês são o futuro deste país, serão os responsáveis por transformar este país grande num grande país”, disse.

A secretária de Educação, Fernanda Torres, lembrou que o Proerd, que está comemorando 20 anos, faz parte de sua vida há, pelo menos, 19. “Há adultos que passaram por esse programa naquela época, então posso dizer que faz tempo que conheço, que participo de uma ou de outra forma do Proerd”, ressaltou.

Ao final, foram sorteados vários brindes, ofertados pelo comércio e outros parceiros, além de duas bicicletas. Uma delas, exposta no local, foi doada pela secretária de Assistência Social, Madalena Bard. Essa saiu para o estudante Luiz Otávio Vitor Guedes, 10 anos, da Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo).

A outra foi um presente inesperado, anunciado pelo prefeito Saulo Gouvea na hora do sorteio. A bicicleta, que ainda será comprada e entregue ao vencedor, saiu para o aluno Caíque Mendonça da Silva, 12 anos, da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro (São José).

Da composição da mesa principal também participaram as diretoras Cristiane Neves Fernandes (Escola Municipal Augusto Thomaz), Elisabeth de Souza Câmara (Escola Municipal Dacyr José Ribeiro) e Andréa Esteves Corrêa Gomes (Escola Municipal Elestar Caetano Mendes); o instrutor do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Novo Horizonte, Gelbe Vieira, representando a secretária de Assistência Social, Madalena Bard; e os policiais militares sargento Dorilen, sargento Cezário e soldado Faria (ex-aluno do Proerd).

Estudantes de três escolas da rede municipal de ensino receberam certificados do Proerd

Prefeito Saulo Gouvea: “Vocês são o futuro deste país, serão os responsáveis por transformar este país grande num grande país”

A secretária de Educação, Fernanda TorresTorres, lembrou que o Proerd, que está comemorando 20 anos, faz parte de sua vida há, pelo menos, 19 anos.

Estudantes vencedores do concurso de redação sobre o tema em cada escola participante do programa receberam presente e troféu.

O cabo PM Cleber Cezário Pinheiro comandou o juramento dos estudantes.

Redações premiadas em concurso das escolas foram apresentadas e aplaudidas pela plateia

Luiz Otávio Vitor Guedes, 10 anos, da Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo) faturou a bicicleta oferecida pela secretária de Assistência Social, Madalena Bard.

Caíque Mendonça da Silva, 12 anos, da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro (São José), ganhou a segunda bicicleta sorteada, presente do prefeito Saulo Gouvea, que anunciou o prêmio ao final do evento. A bicicleta será comprada e entregue ao aluno esta semana.

Redação: Gilmar Marques

Fotos: Gilmar Marques

BANNER DIGITl 1920x1080.png
2.jpg
3.png
3.png
BOTECO VIP 1920 1080.png
94f26888-d13c-4e96-9699-18b54b516923.jpg
AÇOUGUE CENTRAL.jpg
ANALU CONFECÇÃO.png
BATATO D+ PNG.png
UN TVI 1920 1080.png
ze chaveiro.jpg
podecast 1.jpg
WhatsApp Image 2020-04-22 at 17.46.48.jpeg
1cbc0f1f-9c57-43a6-8041-e9a1b7584887.jpg
13.png
refeições.png
WESLEY PNG.png
5698732e-2680-4c76-b727-d2a41713f4e6.jpg
propaganda ricosom menor.png
0d62e763-f237-4c1d-943f-ab4ad7d2f882.tif
Tropicalseg.jpg

Colaboradores:

9.png
bottom of page