top of page

Cederj abre segundo período de 2015 com mais 242 novos universitários Aula inaugural foi realizada


O Polo Cantagalo do Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil) realizou neste sábado, 18 de julho, no salão da Escola Municipal Lameira de Andrade, no Centro da cidade, a aula inaugural que abriu o segundo período de 2015 para os seis cursos de graduação pelo sistema semipresencial: matemática, computação e engenharia de produção, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pedagogia e história, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e administração, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A novidade neste semestre é o curso de engenharia de produção, a nova conquista do Polo Cantagalo do Cederj, trabalho creditado ao prefeito Saulo Gouvea (PT), que passou vários meses negociando com o presidente do Consórcio Cederj, Carlos Eduardo Bielschowsky, com quem chegou a se reunir algumas vezes, tanto no Rio de Janeiro quanto em seu gabinete, em Cantagalo. “Para nós, é uma conquista muito grande, pois temos priorizado investimentos em educação. Acreditamos que só é possível mudar a realidade do nosso país e dar um novo rumo às nossas próprias vidas através da educação. Estamos procurando investir nas pessoas, no conhecimento, na vida”, disse Saulo Gouvea.

Prefeito Saulo Gouvea destacou os investimentos em cursos técnicos e de qualificação/capacitação, além da conquista do mais novo curso universitário pelo Cederj - Polo Cantagalo: engenharia de produção

Com a aula inaugural deste semestre, o Cederj/UAB de Cantagalo passou a contar com 242 novos matriculados – 30 em matemática, 30 em tecnologia em sistemas de computação, 52 em administração, 30 em pedagogia, 50 em história e 50 em engenharia de produção.

O Polo de Cantagalo é mantido através de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Embora os cursos sejam ministrados pelo sistema semipresencial, também possuem tutoria presencial no polo, além das tutorias on line e pelo telefone 0800-282-3939 (ligação gratuita, inclusive de celular).

Fernanda Torres, secretária municipal de Educação, destacou os benefícios da universidade na vida das pessoa

A cerimônia de abertura contou com participação do prefeito Saulo Gouvea e da secretária municipal de Educação, Fernanda Torres. A secretária deu boas-vindas aos calouros e disse que universidade é um novo mundo a ser descoberto. “Aconteceu comigo e não será diferente com vocês. Logo a gente percebe uma mudança na nossa cabeça. A universidade, não importa o curso, traz novas perspectivas e abre os nossos horizontes, clareando a nossa forma de ver e interpretar o mundo. Aproveitem esta oportunidade gratuita. Se precisarem, a Secretaria de Educação sempre estará à disposição”, disse.

O prefeito Saulo Gouvea não só parabenizou os universitários pela conquista das vagas, através de disputado vestibular, como também lembrou o presidente do Consórcio Cederj, Carlos Eduardo Bielschowsky, como grande parceiro no atendimento aos pleitos de Cantagalo, uma referência à conquista do curso de engenharia de produção.

Durante discurso, o prefeito também destacou os esforços que tem feito para garantir cursos universitários, técnicos e de qualificação/capacitação no município. “Buscamos várias parcerias e, com isso, oferecemos, através do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), os cursos de técnico em segurança do trabalho (duas turmas) e de administração (uma turma). Com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), foram várias as turmas formadas desde 2013 para cursos de qualificação em auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, auxiliar financeiro contábil, vendedor, cuidador infantil e recepcionista em meios de hospedagem”, explicou.

Saulo Gouvea também lembrou que estão abertas, até 3 de agosto, as inscrições para a formação de novas turmas para os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de operações em logística e cuidador infantil, também em parceria com o Senac. Essas inscrições devem ser feitas no site do Programa Senac de Gratuidade (PSG) – psg.rj.senac.br.

Finalizando, o prefeito lembrou que, através da Secretaria Municipal de Educação, está pleiteando, junto ao Ministério da Educação, outros seis cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego): vitrinista, DJ, lubrificador industrial, mecânico de máquinas industriais, eletricista predial e costureiro.

Diretora do Cederj - Polo Cantagalo, Leila Leite conversou com os novos universitários sobre a estrutura do polo e do sistema, além dos benefícios e desafios que oferece

Da mesa oficial de abertura também fizeram parte a diretora do Polo Cederj no município, Leila Leite, que mostrou a estrutura e o funcionamento da unidade aos novos universitários, além dos professores Marcelo Álvaro (administração - UFRRJ), Eliane Christo (engenharia de produção - UFF), Rodrigo Turin (história - UniRio), Ronaldo Busse (matemática - UFF), Gilmar Oliveira (pedagogia - UniRio) e Edmundo Souza e Silva (computação - UFF).

Os veteranos Júlio César Oliveira e Meire Lane contaram suas experiências com o sistema Cederj

A experiência do polo para os estudantes e do sistema semipresencial com tutoria e plataforma on line foi passada por dois estudantes veteranos: Júlio César Gomes de Oliveira e Meire Lane da Costa Vianna, ambos do curso de história. Eles incentivaram os calouros, apesar de chamarem a atenção para as dificuldades e a necessidade de muita disciplina durante os cursos escolhidos.

As atividades do primeiro dia dos novos alunos foram encerradas somente à tarde, quando foi realizada a reunião acadêmica – cada curso com a sua. Nesse momento, os calouros tiveram um contato mais próximo com os professores e tutores e também conheceram um pouco mais do mundo do Cederj/UAB e das universidades nas quais estão matriculados.

NÚMEROS – Atualmente, o Polo Cederj de Cantagalo conta com 1.663 alunos matriculados. O sistema funciona por meio do modelo semipresencial de ensino, proporcionando ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem (pela internet) e acesso aos 51 tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias no polo. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação à distância, com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem.

Além disso, o aluno recebe, gratuitamente, todo o material didático do curso nas formas on line e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet.

CEDERJ – O aluno do Cederj é regularmente matriculado na universidade responsável pelo curso escolhido, a exemplo dos demais que frequentam as aulas presenciais. O estudante faz o todo o curso de graduação através de regime semipresencial, com sistema de tutoria por telefone, fax e internet, além de atendimento e aulas de laboratório no polo, também aos sábados. Ao final do curso, recebe diploma da universidade responsável pelo curso.

BANNER DIGITl 1920x1080.png
2.jpg
3.png
3.png
BOTECO VIP 1920 1080.png
94f26888-d13c-4e96-9699-18b54b516923.jpg
AÇOUGUE CENTRAL.jpg
ANALU CONFECÇÃO.png
BATATO D+ PNG.png
UN TVI 1920 1080.png
ze chaveiro.jpg
podecast 1.jpg
WhatsApp Image 2020-04-22 at 17.46.48.jpeg
1cbc0f1f-9c57-43a6-8041-e9a1b7584887.jpg
13.png
refeições.png
WESLEY PNG.png
5698732e-2680-4c76-b727-d2a41713f4e6.jpg
propaganda ricosom menor.png
0d62e763-f237-4c1d-943f-ab4ad7d2f882.tif
Tropicalseg.jpg

Colaboradores:

9.png
bottom of page