Colaboradores:

Serviço de Fortalecimento de Vínculos leva crianças e adolescentes a passeios de lazer e cultura


Em julho, visitas ao Museu Hermir Gil Caetano, projeto ‘Caminhos do Imperador’ e à trilha ecológica do horto municipal

Ao final da visita ao Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin, grupo fez um piquinique

Desenvolvendo ações junto às crianças e adolescentes que buscam resgatar suas habilidades e potencialidades, por meio de atividades culturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), implantado no município a partir de fevereiro de 2014, tem procurado cumprir a Política Municipal de Assistência Social. De acordo com a pedagoga Eliane Machareth Percegoni, “as atividades são planejadas e desenvolvidas com o objetivo de melhorar a autoestima, estimular a criatividade, desenvolver o aspecto físico-cognitivo e afetivo”. No mês de julho, por exemplo, o SCFV levou crianças e adolescentes a um passeio cultural no Museu Hermir Gil Caetano, localizado em Boa Sorte, quinto distrito do município. O local conta, através de fotos, documentos, mobiliário e peças de utilização pessoal a história das fazendas da região na áurea época do Ciclo do Café, quando Cantagalo chegou a ser considerado o maior produtor do grão no mundo. Segundo Madalena Bard, secretária municipal de Assistência Social, o objetivo foi desenvolver a socialização e despertar o interesse pela história local, que tem uma grande importância no cenário nacional. As crianças e adolescentes também passearam por parte do projeto ‘Caminhos do Imperador’, passando pela “Pedra do Chapéu”, onde D. Pedro II teria esquecido seu chapéu após um breve cochilo, quando seguia, com sua comitiva, em direção à Fazenda de Areias, onde o grupo do SCFV também esteve.

Grupo também conheceu os 'Caminhos do Imperador', projeto de turismo também desenvolvido em Boa Sorte, quinto distrito do município

HORTO E TRILHA – No mesmo mês, crianças e adolescentes frequentadoras do SCFV estiveram visitando o Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin, localizado na Chácara da Banheira, próximo ao Centro da cidade.

Aproveitando o passeio, o grupo, acompanhado por orientadores e pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Guarda Ambiental, também explorou a trilha ecológica existente na área do horto e que conta com níveis que vão de baixo a alto grau de dificuldade.

– A intenção, neste caso, foi fazer com que os usuários do SCFV tivessem contato com a natureza, conscientizando-os sobre a importância da sustentabilidade ambiental – informa Eliane Percegoni, acrescentando que o grupo também realizou um piquenique no local, com recolhimento do lixo gerado. Ao final, o grupo recebeu mudas de árvores nativas da região para plantio.

Edição Gilmar Marques

Fotos: Divulgação