Colaboradores:

Serviço militar dispensa 130 jovens de Cantagalo no dia 13 de agosto


Solenidade de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação será realizada em 13 de agosto, no Ginásio José dos Santos Vieira, a partir das 10 horas

A Junta do Serviço Militar de Cantagalo (JSM) anunciou que vai dispensar 130 jovens alistados no município da prestação do serviço militar inicial obrigatório, incluídos no que a JSM chama de “excesso de contingente”.

A cerimônia de dispensa está marcada para o dia 13 de julho, a partir das 10 horas (solenidade) – os jovens deverão se apresentar a partir das 8 horas –, no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira, no Centro da cidade (Rua Euclides da Cunha, s/nº). O evento será comandado pelo delegado da IV Delegacia de Serviço Militar de Nova Friburgo, responsável pela área de Cantagalo, 1º tenente Alício Farias, além do prefeito Saulo Gouvea (PT), que preside a JSM.

O evento marcará a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que isenta os jovens que, este ano, estão completando 18 anos de idade, das sanções legais, já que a prestação do serviço militar é obrigatória. Durante o evento, os jovens também prestarão compromisso à Bandeira Nacional.

A JSM lembra aos jovens, no entanto, que o CDI não exime totalmente o cidadão da prestação de serviço militar. Em caso de emergência, guerra, calamidade pública ou comoção nacional, todos os dispensados que contem com o máximo de 45 anos poderão ser convocados para defender a nação. O jovem deve se alistar de 1º de janeiro ao último dia útil de junho do ano em que completar 18 anos de idade. Isto também vale para os cidadãos brasileiros que residem no exterior.

FOTOS E REDAÇÃO GILMAR MARQUES