Colaboradores:

Jogos Estudantis serão de 7 a 14 de setembro. Competição que envolve escolas das três redes de ensin


Os VII Jogos Estudantis de Cantagalo (Jeec) serão realizados no período de 7 a 14 de setembro. A informação foi passada esta semana em conjunto pelas secretarias municipais de Turismo e Esportes e de Educação, parceiras na realização do evento. A solenidade de abertura acontecerá junto com o desfile comemorativo aos 193 anos da independência brasileira, no dia 7 de setembro. No dia seguinte (8), começam as disputas.

O congresso técnico, que definiu detalhes da competição, foi realizado em 3 de junho, quando estiveram participando cinco escolas da rede municipal – Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia, terceiro distrito), Lameira de Andrade (Centro), Coronel Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba, quarto distrito), Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio) e Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo). Pela rede estadual, participaram o Ciep 277 - João Nicoláo Filho (Triângulo) e o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres (Centro), enquanto que, pela rede particular, estiveram presentes o Colégio Euclides da Cunha e o Centro Educacional de Cantagalo (Ceduc), ambos do Centro da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Raphael Jevaux, a estimativa inicial era que os jogos fossem realizados de 14 a 22 de agosto. “No entanto, surgiram alguns problemas de ordem administrativa e resolvemos adiar para setembro, unindo a abertura ao desfile de 7 de setembro, quando a maior parte das escolas participa e há um grande movimento na cidade”, disse.

Os Jeec contam com disputas de handebol, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa e atletismo (corridas de 100 metros rasos). As disputas, em cada uma dessas modalidades, ainda são subdivididas por categorias, conforme idade e sexo dos alunos-atletas. As atividades esportivas serão realizadas, conforme o tipo de competição, no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira (Rua Euclides da Cunha, s/nº - Centro), no Estádio Acúrcio Torres (Avenida Djalma Beda Coube, s/nº - Triângulo), caso das disputas de atletismo, e no Fraterno Auxílio Cristão (FAC), na Rua Euclides da Cunha, s/nº, no caso das disputas de tênis de mesa.

Os três primeiros colocados de cada categoria e em cada modalidade serão premiados com medalhas simbolizando bronze, prata e ouro. Os campeões dos jogos na contagem geral de pontos também levarão troféus, incluindo os atletas que se destacarem, as escolas com melhor disciplina e a própria torcida. De acordo com as secretarias municipais envolvidas, o objetivo é promover uma maior integração entre as escolas participantes e mobilizar os jovens em práticas esportivas.

Os Jeec foram criados em 2005, mas as edições de 2009 a 2012 não foram realizadas. O retorno da competição aconteceu somente em 2013, já que o prefeito Saulo Gouvea (PT) defende que o esporte é uma grande ferramenta educacional.

Saulo Gouvea também adiantou que autorizou a Secretaria de Turismo e Esportes a investir na aquisição de uniformes para a competição. “Queremos padronizar os jogos e incentivar essa garotada. Além disso, trata-se de um investimento em educação, pois o rendimento dos alunos melhora bastante com a introdução de esporte”, adiantou o prefeito.

Redação: Gilmar Marques

Foto: Divulgação