Colaboradores:

Paróquia da cidade de Carmo compareceu XXXVIII Unidade Diocesana em Nova Friburgo


E o 28º aniversário da ordenação sacerdotal de Dom Edney Gouvêa Mattoso - Bispo Diocesano de Nova Friburgo.

Dom Edney Gouvêa Mattoso - Bispo Diocesano de Nova Friburgo disse que "Reverendo Padre Marcus Vinícius Britto de Macedo, Vigário Geral; Padre Fábio da Cunha Felippe, Vigário Episcopal do Vicariato Sede, Padre Alex Paiva Ribeiro, Pároco desta Paróquia de Santa Teresinha que nos recebe neste dia; Reverendos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas; Leigas Consagradas; Queridos Seminaristas; Estimadas Autoridades Civis; Querido Povo de Deus: Que alegria poder ver a cada um de vocês nesta manhã! Que alegria saber que passaremos o dia juntos! Que alegria saber que Jesus está no meio de nós!

Hoje celebramos um momento forte na vida da nossa Diocese: o Dia da Unidade Diocesana. Unidade que não é unicamente fruto do esforço humano, mas da ação de Deus que congrega o seu rebanho, para que não ande como ovelhas sem pastor; da ação de Deus que nos inquieta o coração para irmos ao seu encontro, ao encontro d’Aquele que sempre se faz presente “onde dois ou mais estão reunidos em seu nome” (Mt 18,20).

A unidade da Igreja é um dom, um presente de Deus, e justamente por isso deve ser almejado. Esse presente nos chegará como efeito e consequência de outra graça: a graça da Eucaristia celebrada e participada de modo ativo, devoto e piedoso. Por isso, o ponto alto desse dia será a Santa Missa. Com ela coroaremos nossa vinda e iniciaremos nosso regresso às paróquias e aos irmãos que não puderam vir. E não voltaremos de mãos vazias, mas tomadas pelo calor do Senhor que deseja abraçar aos mais distantes.

Para a Celebração Eucarística – a Santa Missa – Deus nos convoca pela ação do Espírito Santo e nela Ele faz de nós um só corpo, o Corpo de Cristo. Nesse sentido, a própria Igreja reza na Oração Eucarística II: “fazei de nós um só corpo e um só Espírito!” e no final da Celebração nos alimenta a todos com o Pão da Unidade.

Meus irmãos, a razão do alimento é trazer força para o corpo. Sendo assim, quando Jesus se dá como alimento a cada um de nós, também recebemos sua própria força. Essa é a virtude que impulsiona a Missão da Igreja. Que missão? A Missão de trazer para Deus àqueles que ainda não descobriram o dom de ser um com Ele. Como Cristo veio a nós para nos levar ao Pai, Ele continua agindo em cada Cristão para levar os homens ao Reino de Deus. Justamente por isso, não podemos separar Eucaristia e Missão na Igreja, pois desse intercâmbio de dons vive a nossa Unidade. Nós comungamos Àquele que entregamos!

Tenho ainda outro motivo por alegrar-me e dar graças a Deus nesse dia. Hoje estou completando o 28º aniversário da minha ordenação sacerdotal. Só posso agradecer ao Senhor por me haver somado ao número dos seus servidores. E como Deus foi bom para comigo, pois me permitiu comemorar essa data com todo o povo a mim confiado.

Querido povo de Deus, vocês são o motivo do meu serviço! A alegria do Pastor é a salvação das suas ovelhas e, enquanto Deus me der forças, trabalharei para que meu povo caminhe por verdes prados. E ainda que me faltem as forças, não me faltará a caridade para elevar a voz em oração pedindo por todos vocês. Desde já, confio a cada um a intercessão da Virgem Imaculada.

Que neste dia da Unidade, nossa Igreja Diocesana seja alimentada pelo Corpo de Cristo e revigorada pela presença do Senhor que nos faz para Ele um só povo e um só rebanho em permanente estado de missão.

Sejam todos bem-vindos! " concluiu Dom Edney Gouvêa Mattoso - Bispo Diocesano de Nova Friburgo.

Vamos ver como foi este dia tão maravilhoso para Comunidade Católica.

FOTOS: ANDERSON FRANÇA, CINTIA CUNHA E LUZIA LENGRUBER