Colaboradores:

Desfile de 7 de setembro também é marcado pela abertura dos VII Jogos Estudantis das Escolas de Cant


Organizado através de parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, um desfile cívico marcou, na manhã da última segunda-feira, 7 de setembro, as comemorações, em Cantagalo, pelos 193 anos da independência brasileira.

O evento também foi marcado pela abertura dos VII Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo (Jeec), competição que dura uma semana e que envolve várias modalidades esportivas, como atletismo (corridas de 100 metros rasos), tênis de mesa, peteca, vôlei de areia, vôlei de quadra, handebol e futsal, com todas as modalidades nas categorias masculina e feminina.

O Desfile da Independência, que aconteceu primeiro, teve início às 9 horas. Este ano, o evento contou com participação de 19 escolas e colégios das três redes de ensino – municipal, estadual e particular –, que foram responsáveis por colocar na avenida, no Centro da cidade, cerca de 600 estudantes, sem contar as comemorações cívicas realizadas nos demais distritos.

Por contar com a abertura dos Jeec logo em seguida e também por causa das Olimpíadas Rio 2016, todas as escolas desfilaram com temas voltados ao esporte. Algumas também fizeram alusão aos 150 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, que serão completados em 20 de janeiro de 2016. O autor do best seller ‘Os Sertões’, entre outras importantes obras da literatura nacional, nasceu em Cantagalo, na Fazenda da Saudade, no distrito de Santa Rita do Rio Negro, hoje Euclidelândia em sua homenagem.

Além das escolas e colégios, participaram do desfile algumas entidades, como a Sociedade Musical 15 de Novembro, que completou 100 anos de fundação ano passado; a Associação dos Experientes de Cantagalo (Assexca); Associação Pestalozzi, que ficou responsável por conduzir o pavilhão nacional; servidores da Secretaria Municipal de Educação, além da Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães, do Colégio São José, de Petrópolis, que também abrilhantou a abertura dos Jeec, incluindo a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Das 19 escolas e colégios participantes, dois são estaduais – Colégio Estadual Maria Zulmira Torres (Centro) e Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo (Euclidelândia, terceiro distrito); dois particulares: Colégio Euclides da Cunha e o Centro Educacional de Cantagalo (Ceduc). As demais 15 são da rede municipal de ensino – Dacyr José Ribeiro (São José); Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio); Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo); Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte); Cel. Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba); Lameira de Andrade (Centro); Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto (Santa Rita da Floresta, segundo distrito); Alzira Teixeira de Arruda Câmara e Francisco Estebanez da Silva, ambas da zona rural de Santa Rita da Floresta; Joarez da Conceição Bon (Campo Alegre); Porto Marinho (localidade de mesmo nome); Victor Boquimpani (Ponte do Ismério); Rita de Cássia Naegele Rodrigues (Mangueira); Antônio Raposo (Boa Sorte, quinto distrito); e Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia).

No palco, o prefeito Saulo Gouvea, acompanhado da primeira-dama Lenora Bittencourt Papelbaum, recebeu secretários municipais, convidados e a vereadora Renata Huguenin. O prefeito guardou seu discurso para a abertura dos Jogos Estudantis, quando também declarou a competição oficialmente aberta.

Os secretários de Turismo e Esportes, Raphael Jevaux, e de Educação, Fernanda Torres, parceiros na realização dos Jeec, também discursaram rapidamente e destacaram a importância do esporte como ferramenta pedagógica.

Os VII Jeec, que vão até a próxima terça-feira, dia 15, quando será realizada a cerimônia de encerramento, contam com participação de 12 unidades escolares, também das três redes de ensino.

A pira olímpica foi acesa pelo estudante Gabriel Mathias, do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, acompanhado pelo prefeito Saulo Gouvea e pela secretária de Educação, Fernanda Torres. Já o juramento foi comandado pela aluna Thaiane Alves, da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, da rede municipal.

VAMOS VER MAIS UM POUCO COMO FOI O DESFILE EM CANTAGALO RJ

Estudantes e professores levaram para a avenida o patriotismo presente em cada brasileiro

A Sociedade Musical 15 de Novembro, que completou 100 anos de fundação ano passado, acompanhou todo o desfile

A Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães, do Colégio São José, de Petrópolis, encerrou o desfile e também participou da abertura dos VII Jeec

Em meio às delegações das 12 escolas e colégios participantes dos VII Jeec, a Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães, do Colégio São José, de Petrópolis, foi a responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro

Fernanda Torres, secretária municipal de Educação, destacou o esporte como uma importante ferramenta pedagógica

Redação: Gilmar Marques

Fotos: Gilmar Marques