Colaboradores:

Duas Barras terá projeto Rio Rural através da Emater-RIO


A Emater-Rio, convida os Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica Duas Barras do Rio Negro, que compreende as propriedades situadas nas localidades de Boa Vista; Baú; Jacaré; Penedo; Jericó e Alto da Ratoeira, a participar da reunião de implantação do Projeto Rio Rural. O Encontro que será realizado no dia 06 de outubro deste ano, às 18 horas, na Cooperativa Agropecuária de Duas Barras. O projeto Rio Rural é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária e da Superintendência de Desenvolvimento Sustêntável, com o apoio da Emater-Rio, através de seu representante em Duas Barras José Araújo de Mello, popular 'Zé Bolinha'.

O que é o Rio Rural?

O Programa Rio Rural tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolve uma estratégia de ação com as comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc.).

O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Até 2018, o governo pretende investir mais de 900 milhões em ações de desenvolvimento, beneficiando 48 mil agricultores familiares residentes em 366 microbacias de 72 municípios.

Por Rick Mello, Repórter DuasBarras.com.