Colaboradores:

Abertas as inscrições de cursos de capacitação para a construção da UHE Itaocara


Abertas as inscrições de cursos de capacitação para a construção da UHE Itaocara

– O Consórcio UHE Itaocara, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Itaocara, cujas obras terão início ano que vem, está oferecendo a oportunidade de capacitação profissional em vários cursos, através do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), todos voltados à formação de profissionais cuja mão de obra poderá ser absorvida na construção da usina.

Os cursos serão ministrados nos municípios da área afetada pela barragem, incluindo Cantagalo, que receberá os cursos de técnicas de reparo de estruturas e lançamentos de concreto e de técnicas de montagem de armação para estrutura de concreto. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Lameira de Andrade (Rua Dr. Cássio Passos Barreto – Centro), no período de janeiro a junho do ano que vem. Cada curso deverá ter entre 20 e 25 vagas. A previsão é de que sejam formadas duas turmas para o período da tarde e três para o período noturno. Ainda poderá haver aulas de noções de informática aos sábados.

E as inscrições já começaram. Os interessados deverão procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santo Antônio e Novo Horizonte ou a própria Secretaria Municipal de Assistência Social (Travessa Luiz Carlos Falcão, s/nº - em frente ao Detran). Quem já deixou currículos na Secretaria de Assistência Social deverá voltar à secretaria para preencher a ficha de inscrição nos cursos.

Para realizar a inscrição, é necessário levar cópias do CPF, da carteira de identidade, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Também é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, que está disponível no local.

Também há outros cursos que serão ministrados em Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Itaocara, Região Noroeste do estado. Caso o interessado opte por cursos nessas cidades, o Consórcio UHE Itaocara também informa que disponibilizará transporte para os alunos. Entre esses cursos estão técnicas de instalações elétricas em obras, soldagem em eletrodo revestido, técnicas de montagem de formas trepantes para concreto, técnicas de montagem de andaime, técnicas de apoio de serviços em obras, mecânica de máquinas pesadas e técnicas de execução de alvenaria de vedação estrutural em blocos de concreto.

Informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social de Cantagalo pelos telefones (22) 2555-4855 e (22) 2555-4363.

CONSÓRCIO – O Consórcio UHE Itaocara é formado por 49% da Cemig (Companhia de Energia de Minas Gerais) e 51% da Light. A Usina Hidrelétrica de Itaocara terá capacidade de geração de 150 megawatts de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes.

A barragem será construída entre Itaocara (margem direita do Rio Paraíba do Sul) e Aperibé (margem esquerda), próximo a Batatal, distrito de Itaocara. O reservatório da hidrelétrica ocupará uma área de 40 quilômetros quadrados, afetando os municípios fluminenses de Itaocara, Cantagalo, Aperibé e Santo Antônio de Pádua, além de Pirapetinga (MG).

De acordo com o diretor do consórcio, Luiz Carlos Amarilho, cerca de 800 pessoas (podendo chegar a mil) terão que ser removidas ou relocadas das áreas que serão inundadas pela represa. Ele também explica que a energia produzida pela UHE Itaocara será conduzida, através de uma rede, até uma subestação que será construída junto à Hidrelétrica de Ilha dos Pombos, que pertence à Light e fica localizada em Porto Velho do Cunha, distrito do município de Carmo, nos limites com Além Paraíba (MG), de onde será distribuída para concessionárias como a própria Light, a Energisa e a Ampla.

Redação: Gilmar Marques