Colaboradores:

Saúde faz caminhada contra o câncer no dia 6 de novembro


A Secretaria de Saúde de Cantagalo marcou para o dia 6 de novembro, a partir das 8h30min., a ‘Caminhada de Prevenção ao Câncer’, que terá concentração na Praça Zilda Estorani Guzzo, em frente ao bairro Felipe João.

O objetivo, de acordo com a secretária Vânia Huguenin, é não só contar com a participação da comunidade, mas, principalmente, chamar a atenção da sociedade para as medidas de prevenção à doença, na maioria das vezes silenciosa. “Trata-se de um sério problema de saúde e que, normalmente, as pessoas só descobrem que têm a doença tarde demais. Isso é consequência da falta de exames preventivos, de consultas regulares ao médico. A nossa intenção é exatamente conscientizar as pessoas a respeito desses cuidados, que podem salvar muitas vidas”, declarou a secretária.

O evento vai fechar a campanha ‘Outubro Rosa’, voltada ao esclarecimento das mulheres, quando as ações das unidades de saúde se firmaram na luta contra o câncer de mama e do colo do útero, chamando a atenção do público feminino para a importância do autoexame e da consulta regular ao médico.

Por outro lado, a caminhada também vai abrir a campanha ‘Novembro Azul’, dedicada aos homens, quando as unidades de saúde se voltarão ao esclarecimento a respeito do câncer de próstata, destacando, para eles, a importância da realização de exames de rotina, principalmente a partir dos 50 anos de idade.

PRÉ-NATAL – No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o curso de pré-natal regional voltado a médicos e enfermeiros das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cantagalo e de municípios vizinhos. O curso será no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Praça João XXIII, 45 – Centro), a partir das 9 horas.

AGENTES DE SAÚDE – Já no dia 9 de novembro, no auditório do Ciep 277 - João Nicolau Filho (Janjão), será realizada a abertura do curso de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de endemias (AE), voltado aos aprovados no processo seletivo realizado recentemente. O treinamento também envolverá agentes que já estão na rede mas que ainda não passaram pela capacitação.

Redação: Gilmar Marques

Foto: Divulgação