Colaboradores:

Alunos de Carmo treinam evacuação de escola em caso de incêndio


O toque mais longo da campainha - que habitualmente anuncia o começo e fim das aulas - foi o sinal para que os alunos da Escola Municipal Antônio Russier, na cidade de Carmo-RJ iniciassem exatamente às 09hs da manhã desta sexta-feira, dia 27/11 a evacuação do prédio em busca de um local seguro. De mãos dadas, os estudantes deixaram as salas e se dirigiram para o lado de fora da escola. A saída transcorreu em ordem e dentro do tempo considerado ideal - de até cinco minutos, que também é o tempo-resposta para a corporação - pelo Corpo de Bombeiros, que coordenou o exercício simulado de prevenção a incêndio.

A simulação avaliou os procedimentos tomados pela escola do momento em que o fogo é detectado até o acionamento do Corpo de Bombeiros. A avaliação se ateve à conduta adotada para garantir a segurança das crianças e funcionários; se houve pânico para deixar o local e se alguém foi deixado no prédio - que supostamente estaria em chamas - mesmo com a adoção das medidas de segurança.

No local estavam presentes o Prefeito Municipal Cesar Ladeira, a secretária de educação Jaqueline Cruz, a diretora da escola Loren Moraes e funcionários da escola, a ação contou com a cobertura da TV Interativa repórter Paulo Nunes do programa ‘Em OFF’ e o cinegrafista Carlos Alberto Junior. “É muito importante este treinamento e esta parceria com o Corpo de Bombeiros de Carmo, pois podemos prevenir que um futuro desastre fuja do controle dos bombeiros através da saída desesperada dos alunos, nós pedimos sempre a Deus para que nada aconteça, mas caso venha acontecer qualquer eventualidade estaremos preparados. Solicitei ao Sub Tenente Lessa que fizesse o treinamento em outras escolas do município e distritos, e se possível for que faça também no novo centro administrativo onde estão locadas varias repartições e realmente precisamos que todos estejam sempre atentos”. Finalizou o Prefeito Cesar Ladeira.

A secretária de educação Jaqueline Cruz e a Diretora Loren Moraes , classificaram a atitude como essencial para garantir a segurança dos alunos e da comunidade escolar, além de oferecer noções de como se deve agir num eventual caso de incêndio. "Serviu para que ensinássemos alunos e funcionários para se sentirem mais compromissados, solidários e responsáveis. O importante desse treinamento é garantirmos a segurança dos alunos. Temos alunos que são bombeiros mirins e colaboraram para que a evacuação acontecesse com rapidez e segurança, destacou a Secretária de educação.

Comandante Capitão Eller, Subcomandante Sub Tenente Lécio e Sargento Da Hora responsável pela instrução e do Grupo de Bombeiros Mirins do DBM 1/16 de Carmo, explicou que a ação simulada busca incentivar a cultura da prevenção. "Nosso objetivo é preventivo, capacitar alunos e diretoria sobre as atitudes que devem ser seguidas. Uma escola, por exemplo, necessita de uma ação organizada para evacuação do prédio", observou, Sub Tenente Lécio.

"Houve um trabalho de orientação anterior sobre o processo. O ideal é que colégios elaborem plano de incêndio. Um dos fatores a considerar, principalmente em locais de concentração pública, é a evacuação. Muitas vezes se pensa em combate, mas a questão de incêndio também vê a parte da evacuação segura. Nesse tipo de simulado avaliamos a ação preventiva do colégio. A idéia é expandir esse trabalho", completou, Sub Tenente Lécio.

O Subcomandante do DBM 1/16 de Carmo Sub Tenente Lécio, esclareceu que o novo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e Outros Riscos, traz inovações referentes à proteção e prevenção contra incêndio, pânico e situações de riscos. Essas medidas contribuirão decisivamente para minimizar incidentes como o ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O novo código trouxe a possibilidade de aplicação de multa, cassação do certificado de vistoria (alvará), embargo ou interdição do estabelecimento que estiver contrariando as normas de segurança contra incêndio, apreensão de materiais em desacordo com as normas técnicas.

CLICK NAS FOTOS E VIDEO

CLICK NO VÍDEO

Video e Fonte: Wesley Muniz

Fotos: Adriano Teixeira

Tags: