Colaboradores:

Prefeitura do Carmo inaugura Academia da Terceira Idade em Ilha dos Pombos

A Academia da Terceira Idade está funcionando na Praça 7 de setembro e conta com um conjunto de equipamentos que favorece as atividades para fortalecer, alongar e relaxar os músculos do corpo, dando agilidade e promovendo a flexibilidade.

O Governo Municipal inaugurou, no dia 25 de Janeiro, a Academia da Terceira Idade (ATI), com o Projeto Ligação, ligados em uma comunidade melhor. A obra, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Carmo, Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Empresa Light, está instalada ao ar livre na Praça 7 de setembro em Ilha dos Pombos, atividades de fortalecimento, alongamento e relaxamento dos músculos do corpo, o que condiciona agilidade e flexibilidade das pessoas em qualquer idade, em especial àquelas da terceira idade.

Foi muito importante inaugurarmos a academia da terceira idade na ilha dos pombos, e a reformar a Praça 7 de setembro, pois ajudamos uma localidade que a anos estava esquecida. Precisamos valorizar o esporte principalmente na melhor idade, precisamos valorizar ainda mais nossos distritos e comunidades afastadas do centro da cidade, pois todos são dignos de atenção e não é favor é uma obrigação da administração. Agradeço a presença do secretario de esporte do estado do Rio de Janeiro o amigo, Marco Antônio Cabral, que firmou o compromisso e parceria de continuarmos colocando novas academias nos distritos, e atuando em novos projetos junto à secretaria. Agradeço a todos que estiveram presentes e em especial a população de ilha dos pombos que compareceram para a inauguração. Finalizou o prefeito César Ladeira

Estavam presentes, além do Prefeito Municipal César Ladeira, o secretário de esportes do estado do RJ Marcos Antônio Cabral, presença do prefeito de Macuco Félix Lengruber, o secretário municipal Hudson Curty (Esporte e Lazer),Presidente da associação de moradores da Ilhas dos Pombos, Fabiana Souza Oliveira, além de outras lideranças locais e plateia, com especial participação de integrantes da terceira idade que já praticam exercícios e agora tem um local apropriado.

Temos um compromisso com o esporte aqui em Carmo e através do Projeto Ligação, entregamos uma academia para que a população tenha mais qualidade de vida. Agradeço à Light por essa grande parceria, que nos oferece a oportunidade de revitalizar e levar mais espaços de lazer para todo o estado - afirmou o secretário estadual de Esporte, Marco Antônio Cabral, que esteve presente na cerimônia de inauguração.

A novidade já está trazendo impacto direto na vida do bairro, que tem cerca de 280 moradores. Luiz Carlos Sil de Oliveira, de 55 anos, mora há 15 anos com a mulher e o casal de filhos em frente à praça reformada. Sentado na calçada, ele acompanha há dias a obra: "Estou adorando a novidade. Essa obra vai trazer mais saúde para os moradores da área além de valorizar a região", disse.

Pinô Melo, de 60 anos, é moradora da Ilha dos Pombos há 48 anos. Ela faz parte de um grupo de 30 idosas que utilizam o salão do posto de saúde, duas vezes por semana, para se exercitarem. A partir desta segunda, o grupo poderá desfrutar também dos novos aparelhos da Praça Sete de Setembro: "Eu até tenho alguns aparelhos de ginastica em casa. Mas fazer acompanhada das amigas vai ser muito melhor", afirmou Pinô. Já sua colega de turma, Maria Sueli Faria Fajardo, 70 anos, destacou o bem-estar que a obra traz para a população do bairro: "Obras como essa melhoram a qualidade de vida dos moradores”.

A proposta do Projeto Ligação é reformar ou instalar equipamentos esportivos em 22 espaços distribuídos em 16 comunidades do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa é que sejam investidos cerca de R$ 10 milhões nas obras realizadas com mão de obra local, gerando um total de 300 novos empregos. Carmo é um dos municípios do interior do estado beneficiados pelo Projeto Ligação ao lado de Barra do Piraí, Rio Claro e Piraí.

Fonte: Wesley Muniz

Fotos: Adriano Teixeira