Colaboradores:

Cantagalo usa as unidades básicas da Estratégia de Saúde da Família para intensificar a campanha con


Contando com apenas um caso e já em tratamento, a Secretaria de Saúde de Cantagalo entrou com tudo na Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, doença também conhecida como lepra, e que é um mal infeccioso causado por uma bactéria. É caracterizada pelo aparecimento de manchas na pele, de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, deixando o local afetado sem sensibilidade.

De acordo com a secretária Vânia Huguenin, as unidades básicas de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão utilizando todos os meios possíveis para levar informações à população a respeito das formas de contágio, de prevenção e de tratamento adequado da doença. “Nossas ações durante a campanha se reforçam com a entrega de material informativo e envolvimento dos profissionais da ponta, como os agentes comunitários de saúde. Também vamos utilizar pontos estratégicos da cidade para informar a população”, explica.

Coordenadora do Programa de Combate à Hanseníase em Cantagalo, Maura Huguenin lembra que a principal arma de combate e prevenção é o esclarecimento. A hanseníase tem cura e o tratamento é oferecido de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas, caso haja demora em detectar a doença, ou se o tratamento não for adequado, pode deixar sequelas na pele e nos nervos. A recomendação é para que as pessoas procurem os serviços de saúde assim que aparecerem manchas de qualquer cor em qualquer parte do corpo, principalmente se a mancha levar à diminuição da sensibilidade ao calor e ao toque”, esclarece a coordenadora, acrescentando que o período de incubação da doença é longo. Do contágio até os primeiros sintomas, podem se passar até cinco anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), anualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência de hanseníase, com 33 mil casos novos diagnosticados todos os anos.

Redação: Gilmar Marques

Foto: Divulgação