Colaboradores:

Carmo tem três projetos aprovados para cultura


Os produtores culturais Allan Pereh, Marcela Abreu e Marta Berbert, que já desenvolvem ações em parceria com entidades sociais e secretarias municipais, escreveram em conjunto três projetos para impulsionar a cultura local e todos foram selecionados e serão patrocinados por programas de incentivo à cultura durante o ano de 2017. Os projetos aguardam apenas o recebimento da verba para começarem a ser executados.

Allan Pereh é ator, natural do Rio de Janeiro e vive no Carmo há pouco mais de um ano. Ele criou recentemente a Produtora Ipondá, a partir da qual visa impulsionar atividades artísticas e culturais locais. Marcela Abreu é mediadora de leitura e articuladora cultural, tendo atuado como gestora do Ponto de Cultura Arena das Artes/Associação MultiCultural do Carmo (AMCC), vem buscando integrar atividades artísticas nas escolas. Ambos são também representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural, respectivamente nos segmentos Artes Cênicas e Artes da Palavra. Marta Berbert é estudante de Pedagogia e voluntária em instituições sociais como Asilo do Carmo e Casa do Caminho há mais de 10 anos. Estes ativistas socioculturais se uniram para potencializar a cultura e as intervenções com crianças, jovens e idosos carmenses.

Os projetos serão realizados em parceria com Casa do Caminho e Asilo do Carmo, envolvendo os jovens como protagonistas e dando visibilidade às manifestações da cultura popular de Folias de Reis e das tradições dos erveiros do Município.

Semeando Sonhos

O projeto “Semeando Sonhos: artes, cidadania e empoderamento”, apresentado por Marcela e Marta junto ao programa Territórios Culturais RJ da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, ficou na 30ª colocação entre 303 projetos inscritos no edital Geração Cultura RJ, o qual financiará 77 projetos de 31 Municípios do Estado do Rio que ficam na área da abrangência da Empresa Light, patrocinadora através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto “Semeando Sonhos” pretende integrar 20 jovens em um processo formativo de empoderamento e cidadania, através das linguagens de audiovisual, artesanato, artes cênicas, produção textual e mediação de leitura e de saraus para interação e troca de experiências entre os jovens, os crianças da Casa do Caminho e os idosos do Asilo do Carmo. Os jovens vão transformar as histórias dos idosos por meio de diversas técnicas de dramatização e as crianças da Casa do Caminho irão fazer a ilustração destas histórias, que serão compiladas em livro e em documentário audiovisual.

Foliando: Folia de Reis Mirim

No mesmo programa de editais da SEC/RJ, Allan e Marcela inscreveram o projeto “Foliando – memória e permanência da cultura de Folias de Reis no Carmo”, que ficou em 8º lugar no edital Memória e Cidadania, o qual selecionou 10 entre 66 projetos para receber o patrocínio da SEC/Light. O projeto “Foliando” prevê o desenvolvimento de ações para fortalecer a cultura de Folia de Reis no Município do Carmo por meio de registro audiovisual da história oral e da tradição das Bandeiras participantes dos Encontros de Folias de Reis 2017 e 2018, e também do registro fotográfico e audiovisual do processo de criação de uma Folia mirim, a partir da formação continuada de 25 crianças e adolescentes em oficinas de percussão, canto, máscaras de palhaço, estandartes e vestimentas.

Onixegun: folhas que curam

Marcela e Allan idealizaram juntos também o projeto “Onixegun, folhas que curam: difusão e empoderamento dos Saberes de Erveiros/as e Benzedeiros/as no Município do Carmo/RJ”, que ficou em 1º lugar entre 15 projetos inscritos na Região Serrana para a VI Semana Fluminense do Patrimônio. Será feito registro fotográfico e audiovisual da tradição oral e de práticas culturais relacionadas à cura pelas ervas. A partir de levantamento dos erveiros locais serão realizadas entrevistas a fim de compartilharem seus saberes. O documentário produzido será exibido no dia 11 de fevereiro, na abertura de uma exposição de ervas, artefatos e fotografias desta prática cultural.

Queremos parabenizar aos envolvidos, em pensar na cultura da cidade do Carmo, estamos ai sempre para divulgar a cultura de nossa cidade.

Fonte e foto: Allan Pereh

Tags: