Colaboradores:

Equitação Terapêutica já atendeu dezenas de crianças no Carmo


O vereador Romerito vem promovendo um belo projeto para crianças com necessidades especiais no Carmo. Formado em fisioterapia, o presidente da Câmara tem olhar atento para aqueles que precisam de um tratamento especializado para auxiliar em suas capacidades motoras.

A ideia de promover a equitação terapêutica começou com o trabalho de Equoterapiarealizado na Apae de Além Paraíba. “Lá eu conheci grandes pessoas. Tenho que agradecer muito aos diretorese fisioterapeutas do projeto por tudo que fizeram por mim e parabenizá-los pelo incrível serviço que prestam. Essas pessoas me ajudaram muito”, comentou Romerito.

No trabalho terapêutico com o cavalo, o animal interage completamente com a criança, simulando o andar e auxiliando no controle motor do tronco e dos membros superiores e inferiores.

“Meu interesse por isto surgiu quando a Equoterapia chegou à nossa região. Eu estudava em Além Paraíba e tenho experiência na minha própria casa, já que minha irmã também é deficiente. Então sei muito bem a necessidade de um trabalho com este”, lembrou o presidente da Câmara de Vereadores do Carmo.

O Projeto começou a funcionar no bairro Valparaíso, mas o espaço não contava com sombras. Como a iniciativa acontece sempre à tarde, o sol e o calor traziam desconforto para a criançada.

Neste ano, uma parceria com a vereadora Cláudia Ribeiro possibilitou que o projeto fosse levado para outro local. Atualmente, a Equitação Terapêutica acontece no sítio do Sr. Jair Corujão, pai da parlamentar, onde há bastante espaço com sombra para a realização da iniciativa. Além disso, os cavalos são mantidos no local e, tanto o fisioterapeuta quanto o equitador, podem desenvolver com tranqüilidade este trabalho para as crianças do município.

“Eu acredito que este é um trabalho muito importante porque é um tratamento caro, que muitas crianças de nosso município não teriam condições de pagar. Nós estamos conseguindo disponibilizar gratuitamente este serviço para aqueles que precisam, com o maior prazer do mundo”, explicou Romerito.

Dezenas de crianças já foram atendidas por esta iniciativa do vereador Romerito. Atualmente, oito jovens participam da Equitação Terapêutica, realizada todas as quintas-feiras à partir do meio dia. Quem tiver um filho com necessidades especiais e quiser participar do projeto, basta ir até o local para receber as orientações necessárias para o agendamento de um horário.

Foto e fonte: Assessoria do Vereador Romerito